Perguntas Frequentes

Segunda a sexta-feira - 7:00H ás 13:00H

Para abri uma reclamação é possível via o fale conosco ou presencialmente na câmara municipal, R. Nossa Sra. da Conceição, 334 Serra Caiada, RN, das 07:00 ás 13:00H

A Câmara Municipal é a casa do povo. Todas as pessoas têm o direito de assistir aos trabalhos do Legislativo.

Qualquer pessoa física ou jurídica.

Não. A Lei de Acesso à Informação veda quaisquer exigências relativas aos motivos determinantes da solicitação de informações de interesse público.

O pedido de acesso à informação deverá conter:

- Nome do requerente

- Número de documento oficial de identificação válido

- Especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida

- Endereço físico ou eletrônico (e-mail) do requerente, para recebimento da informação solicitada.

Sua finalidade é garantir o direito de acesso às informações públicas, previsto na Constituição. Com a publicação da Lei Federal nº 12.527, de 2011,a entidade fica obrigada a disponibilizar as informações sob sua guarda a qualquer cidadão que as solicite, desde que não estejam protegidas por sigilo.

Se a informação requerida estiver disponível, o órgão ou entidade deverá autorizar e conceder o acesso imediato. Não sendo possível o acesso imediato, o órgão ou entidade terá o prazo máximo de 20 (vinte) dias para disponibilizá-la.

A Lei de Acesso à Informação instituiu como um dever do Estado a criação de um ponto de contato entre a sociedade e o setor público, que é o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC.

- Atender e orientar os cidadãos sobre pedidos de informação

- Informar sobre a tramitação de documentos e requerimentos de acesso à informação

- Receber e registrar os pedidos de acesso e devolver as respostas aos solicitantes.